quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Paradoxo feminino (mercado)


 ''85% dos empresários acreditam que a diversidade de gênero é a mais importante'', artigo lido na Folha de São Paulo (14/08; Mercado Aberto) em que executivos entrevistados pela Consultoria BCG reconhecem que deve haver, não só participações masculinas em suas empresas, como também a presença feminina. Definindo o assunto como tema ''importante''.

Outro dado, a respeito do mesmo tema e feito pela mesma consultoria (BCG),apontava que: ''20% deles têm programa de recrutamento específico''. Ou seja, apenas 20% daqueles entrevistados que defendiam a ''diversidade de gênero'' um dos requisitos mais importantes para uma empresa, tendiam a alistar mulheres para cargos de suas companhias. Os outros entrevistados mostravam um posicionamento negativo, indicando carência ao recrutar mulheres.

 ''Entre as barreiras mais citadas, está a má gestão no desenvolvimento de lideranças femininas e a falta de programas para mulheres que saem por um tempo do mercado e depois retornam''; por ''má gestão'' entenda-se a falta de administração, do ''como saber lidar'' com a situação concreta da mulher no mercado de trabalho. E nisto, essa carência de gerência ou administração, está diretamente ligada a um efeito psíquico e emocional da mulher, a maternidade.

 O que se torna bastante explícito aqui: ''...a falta de programas para mulheres que saem por um tempo e depois retornam'', é dado indicativo, suficiente, para uma empresa tender a ter (mesmo que se reconheça a diversidade de gênero fator importante) um menor número de mulheres em cargos superiores a gerente sênior ou de diretor.

 É assunto importante, reflexivo e que muito precisa ser debatida para chegarmos a uma verdadeira ‘‘igualdade de gênero''. Uma adaptação da mulher ao mercado do trabalho, já que este, além de sua tendência ''contra o tempo'', constitui o ''ganha pão'' Delas que não podem e não devem ser ''marginalizadas'' de cargos maiores devido ao seu fator biológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário