quarta-feira, 30 de março de 2011

"O Feminismo vive"


O feminismo é um movimento intelectual dirigido por mulheres contra qualquer discriminaçao entre genero. Esse movimento nasceu a partir da ideia de igualdade e direitos legalizados para as mulheres.

A partir desse contexto surgiram "aliadas" de varios lugares do mundo defendendo a causa, que ate entao so nos eram teoria.

A mulher, ate meados do seculo XIX era vista como objeto de uso para procriacao, nao tinham direitos sobre seu proprio corpo sendo vitimas de abusos sexuais por seus maridos, nao tinham o direito de votar, nehum meio de expressao, algumas eram aprisionadas em suas casas por seus maridos e so deveriam cumprir com suas obrigacoes domesticas e servir seus companheiros. Fragilizadas e indgnadas surge a ideia de revolucao que defende a causa feminina com varios decretos, alguns dos mais conhecidos sao: a participaçao feminina na politica com o direito de votar, a inclusao no mercado de trabalho, o dominio de posse sobre seus corpos e criando assim, uma nova mentalidade e a participaçao ativa da mulher na sociedade.

O movimento se fundiu e trouxe beneficios. é raro se ouvir argumentos contra a participacao da mulher no mercado de trabalho ou a restricao do direito delas de votarem;porque nao ha.

Hoje no Brasil, de acordo com o IBGE -1992 e 2000- os indices do PEA(populacao economicamente ativa) mostram que a populacao feminina entre 1950 a 2000 cresceu o percentual de 40%, passando dos 20% aos 60% com relacao aos homens que em 1950 eram 80% e dimunuiram para 60% em 2000, demostrando provavel equilibrio futuro entre os sexos. Outro fato importanto é a queda da fecundidade das mulheres por motivos demograficos, socioculturais e o ingresso da mulher no mercado de trabalho como mostra a estatistica do IBGE, 2002. Nos anos 1980 resultavam acima de 4 filhos e em 2002 nao ultrapassavam a 2.

Alem de ser um movimento significativo para a sociedade, o feminismo visa direitos; e nao privilegios. Atualmente, perdeu-se muito o seu verdadeiro significado por sentidos pejorativos, distorçao dos fatos e a crença do odio ao sexo oposto, o que nao é verdade, ja que o movimento defende a necessidade com os homens para a criacao de uma familia, mas com nossos direitos respeitados e sem a discriminaçao de genero.

Um comentário: